quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sermão:
COMO TORNAR VISÍVEL O REINO DO REI JESUS
(I Sm 8:1-22 )


Queridos, sinto tanta alegria em reuniões como as nossas. Seja reunião de celebração, de louvor ao Deus da vida, seja de lazer como nossos passeios juntos, visitas que fazemos e tantos outros encontros felizes que já experimentamos.

Eu queria viver um cristianismo que nos permitisse ficar nos alegrando pra sempre, brincando sempre. Eu queria poder chegar a cada encontro aqui na nossa querida comunidade e falar, pregar apenas sobre coisas boas, alegres...mensagens que nos fizessem sentir o quanto somos bons, amados e importantes no Reino de Jesus.

Mas aí eu me deparo com um outro sentimento. Uma tristeza grande, uma sensação horrível de fazer parte de uma comunidade imensa, muito maior que nosso arraial aqui em Lavras, uma imensa comunidade composta de homens e mulheres que apesar de professarem sua fé em Cristo, têm lamentavelmente, falhado no papel de representar o Corpo vivo de Cristo aqui na terra...na missão de serem Seus braços, pernas, amor, compaixão, misericórdia, fraternidade, de serem apoio uns para os outros, de dar pão a quem tem fome, conforto e consolo a quem chora e sofre, luz para quem está perdido, esperança para quem não mais crê e, principalmente, a comunidade cristã tem falhado em dar testemunho, em ser modelo, parâmetro para a sociedade.

O que é que a sociedade pensa a respeito dos seguidores de Jesus? O que você acha que os políticos, empresários pensam sobre o evangelho e sobre os evangélicos? O que você acha que os jovens na nossa sociedade pensam sobre Deus, sobre o evangelho e sobre os evangélicos?

A gente até vê na mídia, manchetes do tipo: “cresce o número de evangélicos no país”, porém, a gente não vê a seguinte manchete brilhando nos meios de comunicação: “cresce o Reino de Jesus no país”.

A gente não lê notícias do tipo: “evangélicos que levam a sério sua fé, espalham-se pela sociedade. Amam de verdade, se importam de verdade, e seu viver humano vai influenciando pessoas a imitá-los”.

Ou então outra: “cai vertiginosamente o índice de violência no Brasil. Os estudiosos do fenômeno, explicam que a queda se deve à presença de evangélicos comprometidos com a causa de seu Mestre que, vivendo uma vida em obediência a Seus ensinamentos, inspiram homens, mulheres, jovens e crianças a também lutarem contra a injustiça e a violência”.

Creio que estas são as notícias que Jesus deseja ver publicadas em nossos jornais e revistas, em substituição a tantas manchetes horríveis, sangrentas, desumanas.

Um fato dolorosamente evidente para todos os que amam a palavra da verdade é que o mundo nunca esteve tão necessitado do Evangelho, do que está hoje. O mundo moderno em seu espírito secular, sua violência e sua ávida sensualidade é o produto de forças e agências que são a própria contradição do Evangelho de Jesus.

Estamos diante de um terrível quadro previsto por Deus...uma sociedade má colhendo amargos frutos produzidos por ela mesma. Aí o texto bíblico a ser lido hoje não pode ser outro que não: I Sm 8:1-22 – eis um texto totalmente auto-explicativo.

Se você abrir os olhos espirituais e os carnais também, você vai conseguir entender esse momento terrível: o mundo quis viver sem Deus, agora desfruta das terríveis conseqüências desta escolha e não consegue comer os frutos que produziu.

Quais frutos ela produziu? Lares destruídos, corações desesperançados, a impotência diante dos assaltos e barbaridades que batem à porta de todos nós e nos deixam com medo de sair de casa e de ficar em casa também.

Produziu vidas arruinadas pela brutalidade que cauterizou as consciências dos homens com um ferro quente e deu à sociedade um coração de pedra que não tem pena de ninguém...produziu corações de pais que se sentem totalmente inseguros de enviar seus filhos para as escolas públicas com medo das drogas, das más companhias...produziu enfim espíritos feridos dos homens, mulheres e crianças ao nosso redor, para nos lembrar, dolorosamente que o reino com o rei que os homens pediram falhou miseravelmente.

E novamente, assim como o povo judeu fez ao pedir ao profeta que dissesse a Deus que eles queriam um rei humano e depois, arrependidos, gritaram por socorro (vs. 18), assim chegou também para nós, o momento de erguermos um clamor ao Deus que é Pai amoroso e bom, pedindo para nos ajudar a nos salvar de nós mesmos, para que possamos fazer brilhar a justiça em um novo dia.

Porque nada, senão o transformador Evangelho do bendito Deus, pode adoçar as amargas águas da vida moderna, nada menos do que o exercício de práticas de vida ensinadas Pelo Salvador dos homens e Seu sangue purificador podem deter a onda violenta do crime e da injustiça que tem paralisado de terror a humanidade!

Porque é através do Amor Do Deus que faz revelação de Si mesmo para o universo é que somos confrontados com o pecado nosso de sempre: indiferença para com Ele – indiferença para com o próximo.

Deus sempre jogou limpo com os homens e, sendo como É, não poderia ser diferente. Desde sempre Ele mostrou a cara feia, fétida, podre do pecado, e avisou sobre o que aconteceria à humanidade se Ele, e somente Ele não fosse seu governante. A gente vê aí no texto vs. 9-17.

Mas e agora Pra. Fátima...acabou? Não tem mais saída? Nós aqui da Betesda não saímos pelas ruas para espancar ninguém. Somos crentes, tememos a Deus, participamos de cultos, oramos, lemos a Bíblia. O que a gente pode fazer além de orar para que Deus diga um basta a tanta maldade, corrupção e violência? Talvez não haja saída para esse mundo e a gente tenha que esperar a volta de Jesus para ver o pecador ser consumido pela ira divina!

Não, não pode ser essa a nossa atitude. Seria render-se a um tipo de apatia religiosa contra a qual devemos lutar ferrenhamente!

Quando a gente apenas ora, pedindo a Jesus para mudar as coisas, para interferir no curso da história da humanidade, a gente acaba se esquivando da realidade de que somos Ele agora...que o nosso jeito de viver é que vai influenciar pessoas... que a preocupação sincera com a preservação da vida é que vai banir a injustiça do caminho dos homens.

Lembrem-se que Jesus não se referiu ao Reino de Deus como algo a acontecer depois que a gente morrer ou for arrebatado. É para ser vivido, desfrutado aqui e agora. As pessoas na nossa sociedade não sabem disso, não sabem que existe tal Reino, porque infelizmente muitos cristãos, cidadãos deste novo Reino, não sabem, não vivem, não dão testemunho, não se importam...

Talvez você se desanime pensando que muito pouco pode fazer, mas saiba de uma coisa: Deus conta com o pouco de cada um de nós para promover Seu grande Reino.

Se você estabelece um ambiente de paz dentro da sua própria casa, se você busca uma convivência de amor, de perdão, de paciência com seu marido e com sua esposa... se você luta para inserir os valores cristãos na mente e no coração de seus filhos...se você trata seus funcionários ou sua doméstica com justiça... se as pessoas vêem você estendendo a mão, vestindo o nu, comendo com alegria o pão de cada dia e compartilhando esse pão, se você sai com seus amigos para se divertir de boa, se vai com os colegas jogar futebol, vôlei, passear no shopping, assistir um bom filme, dar boas risadas... você está vivenciando o Reino...tornando o Reino visível aos homens.

Você está, com seu estilo de vida, convidando as pessoas a verem, buscarem, receberem e entrarem em uma nova realidade política, social e espiritual, à qual Jesus chamou de Reino ou Império de Deus. Um Reino de justiça, comprometido em promover a paz, o amor, a misericórdia, a alegria, o cuidado de uns para com os outros.

● Nessa nova realidade não há lugar para o egoísmo, a agressividade, a desonestidade, violência, corrupção. Nessa nova realidade não tem barganha, trocas. Não se segue o Rei visando apenas os bens materiais do Reino.
● Nessa nova realidade só há uma esperança que vale a pena, a que não engana com fantasias. A esperança do cristão não existe pelo fato de ter uma vida facilitada e intocável, mas sim pela certeza da presença incondicional do Pai que nos sustenta em Seu amor em nossas circunstâncias da vida. Aconteça o que acontecer, ouviremos sempre a voz do Amado: Eis que estarei com vocês até o final dos tempos.
● Nessa nova realidade a igreja é a resposta de Deus ao clamor humano por justiça, e o Reino de Deus não pode ser buscado sem a Sua justiça.


Por isso nossos empreendimentos sociais sempre devem acompanhar nossa evangelização. Palavra para a alma e roupas, comida, carinho, afeto, cuidados para o corpo. É o exemplo que Jesus dá com a parábola do bom samaritano: primeiro livrarmos-nos da indiferença.
Somente sem ela é que teremos olhos para ver quem sofre e quem necessita de nós (O bom samaritano não era indiferente, passou, viu e se aproximou).


Segundo: agir diante da dor que vemos na vida do outro e não ficar apenas orando para que Deus faça alguma coisa (o bom samaritano quando viu o ferido não correu pro templo pra orar e pedir pra Deus ter misericórdia daquele infeliz – Ele mesmo se inclinou, colocou o ferido sobre seu cavalo e o levou para ser cuidado).


Terceiro: gastar nosso tempo e até nosso dinheiro com quem sofre (o bom samaritano gastou tempo, pois teve que adiar seus compromissos para atender o próximo. Além disso, pagou antecipadamente pelos cuidados que seriam dispensados ao ferido e ainda comprometeu-se a cobrir qualquer gasto a mais que o ferido tivesse).


Percebem? Nessa nova realidade implantada por Deus, justiça social se faz com ação social e não apenas com campanha de oração ou jejum. O faminto é saciado com pão e não com promessas irresponsáveis de mirabolantes milagres.


● Nessa nova realidade as pessoas são acolhidas com seus dramas pessoais, onde sempre encontrarão uma resposta bíblica às verdadeiras questões da vida humana. Nessa nova realidade a dignidade humana é defendida com base em uma doutrina que se sustenta na vida, que constrói, que aproxima de Deus.
● Nessa nova realidade não se faz acepção de pessoas. Porque Deus não faz acepção de pessoas. Ele não atende os desejos de alguém só porque este alguém orou mais bonito, mais forte ou com mais entusiasmo...ou porque deu maior dízimo ou deu mais esmolas. O Deus dessa nova realidade não é assim. O Deus nessa nova realidade que precisamos revelar ao mundo, ama a todos igualmente e igualmente a todos abençoa com Sua presença e amor.
● Nessa nova realidade não existe uma espiritualidade preventiva do tipo “se eu fizer tudo certinho nenhum mal me atingirá”! Não existe na Bíblia a promessa de seguidores de Cristo isentos de acidentes, dores, injustiças, doenças e transtornos pertencentes a um mundo desajustado e inseguro como é o nosso. O mundo não é um lugar seguro para ninguém, exatamente por ser um mundo sem Deus, que escolheu viver vida indiferente a Deus.
Se Jesus nosso Mestre veio entre nós e enfrentou todas as nossas dores, por que nós, Seus discípulos seríamos exceção? Se Ele aceitou não fugir das horas mais difíceis, por que nós acreditamos que nossa oração nos poupará delas?


Leiam comigo o que está escrito no livro do Eclesiastes 9.1-3: “Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem estão nas mãos de Deus. O que os espera, seja amor ou ódio, ninguém sabe. Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não os oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos acontece com que teme faze-los. Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: o coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida”.

O que é diferente nessa nova realidade? É que agora por causa de Cristo Jesus, toda vez que um crente vê alguém necessitado, o ajuda. Quando vê alguém ferido, o socorre. Quando vê alguém triste, o consola. Quando vê alguém caído, o levanta.


Cristo nos ensinou que seu Reino não é coisa para o outro mundo nem para o fim do mundo, é para ser desfrutado no aqui e agora.

É aqui e agora que tem gente sofrendo com a alma desesperada precisando ouvir de você que Cristo liberta e traz paz...

É aqui e agora que tem gente enlouquecendo, se drogando, bebendo, e muitos tirando a própria vida porque a vida não faz mais sentido pra elas, precisando ouvir de você que Jesus dá sentido à vida e explica amorosamente a questão do sofrimento humano...

É aqui e agora que crianças são abandonadas em orfanatos, idosos abandonados nos asilos, doentes esperando a morte nos hospitais, todos eles esperando que você se importe e se decida as sair do seu conforto e bem-estar para levar-lhes consolo, esperança, calor humano, um toque, um carinho, um abraço, alimento, roupa, medicamento, uma visita que faça diferença, que traga um pouco de luz à escuridão de seus dias...

Isto é o que Jesus faria se ainda caminhasse entre nós. E Ele quer continuar a caminhar entre os homens através de Seus discípulos, através de nós, que com nossa vida, nosso testemunho, nosso jeito de ser igual ao Dele que revela, que mostra, que sinaliza o Reino de Deus entre os homens, trazendo esperança para quem deixou de ter, paz para quem cansou de esperar, vida para quem caminha como morto e luz para quem a muito tempo está na escuridão.

Como é que a gente faz isso? Como é que a gente se torna discípulo fiel de Cristo Jesus? Como é que a gente pode barrar essa onda de injustiça que tem assolado a terra? Como é que a gente pode mudar a imagem que a sociedade tem dos crentes? Como é que a gente pode neutralizar os efeitos da corrupção, da ganância por dinheiro em que os próprios líderes evangélicos têm vivido? Como é que a gente pode seguir em frente sem se envergonhar, como disse Paulo, do Evangelho maravilhoso e transformador de Cristo Jesus?

Vou dar a resposta a essas perguntas, citando um governador da província romana da Bitínia, um feroz, ferrenho e frio perseguidor de cristãos, que enviou uma carta ao então imperador chamado Trajano, dizendo o seguinte:

“Dei oportunidade àqueles cristão para abandonarem sua fé. Quem aceitou foi liberto. Os teimosos, porém, os obstinados matei um a um, ou vários ao mesmo tempo. Porém algo chamou-me a atenção no jeito de viver deles. Descobri que eles tinham o hábito de encontrar-se num certo dia fixo antes do amanhecer de domingo, quando cantavam em versos alternados um hino a Cristo, como se estivessem cantando a um deus, e comprometiam-se por meio de um voto, um pacto solene a não cometer nenhum ato ímpio, a não cometer qualquer fraude, roubo ou adultério, a nunca dar um testemunho falso, nem trair a confiança quando lhes fosse pedido para abandona-la, bem como a nunca deixar de socorrer um pobre ou necessitado, fosse de alimento, roupa ou afeto. Depois disso, era seu costume se separarem e então se reunirem novamente para se alimentarem juntos – de um tipo de alimento comum e simples”.

Percebem? Cada ação nossa tem seu desdobramento, seja bom ou ruim. Foi exatamente o jeito de viver de homens e mulheres que viram nosso Senhor face a face, que fez com que o Evangelho chegasse até os nossos dias. Somos responsáveis!

Será o meu e o teu jeito de viver que farão com que este Evangelho continue a transformar vidas, para que o Reino de Jesus se alastre nos quatro cantos da terra. Você está disposto a tornar seu, o pacto daqueles homens? Se você estiver repita comigo:

“Senhor Jesus, ajuda-me a fazer e cumprir o mesmo pacto que fez com o Teu Evangelho chegasse até os nossos dias, um pacto solene de não cometer nenhum ato ímpio, não cometer qualquer fraude, roubo ou adultério, a nunca dar um testemunho falso, nem trair a Tua confiança Senhor quando me for pedido para abandoná-Lo, bem como a nunca deixar de socorrer um pobre ou necessitado, seja de alimento ou roupas, seja de cuidados ou afeto. Que assim me ajude Deus. Amém”.

Essa é a nossa pregação. Que ninguém a despreze! Tito 2:15.















2 comentários:

Anônimo disse...

Continuas ministrando o meu coração com belas mensagens. Que Deus continue lhe abençoando ricamente. Um gde abraço
Dalila

Miguel Garcia disse...

Ah que delícia ler seu caráter tão trans-parente em seus escritos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Glória a Fátima, aleluia, bendita entre as mulheres comuns!

"Hosanas" nas alturas se mordem invejando vc... hahahahahahaha... Buá,hahahahahahahahah... Azar o delas!... kkkkkkkkkkk

Miguel Quia-bólico a seu dispor... sempre...