quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A RESISTÊNCIA AO "NOVO" TORNA MAIS ESTREITA A PORTA


A RESISTÊNCIA AO "NOVO" TORNA MAIS ESTREITA A PORTA 
(Mt 7:13-14)


Queridos e queridas, aprendemos, com nosso cristianismo, a desejar algo que acreditamos será maravilhoso, promotor de infinita alegria e eterna felicidade, porém, os meios, os caminhos para alcançarmos o que desejamos têm sido, ao longo dos tempos, expressões de grandes lutas e sofrimentos. Sonhamos com a vida eterna, isto é, com a imortalidade do nosso Eu – mas como tem sido difícil realizarmos esse processo em nós!

É tão difícil, que o próprio Mestre Jesus declarou que poucos conseguiriam. Como foi que Ele disse? Ele disse palavras que aparecem várias vezes em Sua doutrina e na doutrina de grandes mestres espirituais da humanidade: “Que é estreita a porta e apertado o caminho que conduzem à vida eterna – ao passo que é larga a porta e espaçoso o caminho que levam à morte eterna”. Ou seja, difícil é a salvação do homem, enquanto fácil é sua perdição. Um dilema razoável!

De onde vem essa dificuldade? A psicologia já propôs uma resposta a esta pergunta, dizendo que vem da nossa resistência ao novo. Vejam uma definição de resistência:
“Resistência é um processo humano que acontece quando a pessoa se encontra sob algum tipo de ameaça – a resistência acontece tanto para o indivíduo se defender, como para se ajustar a uma nova situação.
Quando ocorre a resistência, é porque um fato novo veio à tona então vem a defesa ou vem um tempo de ajuste para que ocorra o insight (entendimento). “

Sendo assim, sempre que o ser humano tem que passar de um estado da vida já conhecido e fácil, para outro estado, novo ou quase totalmente desconhecido, é muito difícil no início.

Outro dia, após um maravilhoso concerto televisionado, perguntaram ao violinista solista qual tinha sido o momento mais difícil de sua carreira. _ O início, respondeu ele.
De fato, um violonista virtuose, que já domina as técnicas em seu instrumento não encontra dificuldades em executar, com perfeição, a mais difícil das músicas, porém, um violinista principiante tem de concentrar o máximo da sua atenção e do seu esforço mental para acertar as notas – ainda é, para o iniciante, mais doloroso do que prazeroso, tocar violino. A dor ou desconforto de alguns inícios podem fazer com que, muitas vezes resistamos a dar continuidade a certas coisas – até mesmo de iniciá-las.

Um mestre em alguma atividade já trilhou todos os caminhos difíceis que um discípulo está ainda trilhando, por isso para o discípulo as coisas são mais difíceis. Jesus sabia disso, por isso se tornou nosso intercessor junto ao Pai – por isso ora por nós sem cessar, por isso Ele é o guarda de Israel que não cochila, mas cuida de nós o tempo todo – por isso escreveu amorosamente esse alerta no texto que lemos. Sabe que para Ele é mais fácil amar os inimigos do que para nós que estamos ainda aprendendo Dele; que estamos ainda abrindo mão de um jeito antigo de ser, e nos deixando ser transformados em um novo jeito de vivenciarmos a espiritualidade – no exercício da plena humanidade. É um processo difícil e, por vezes, doloroso para o aprendiz.

Tudo que se refere às atividades do nosso eu periférico – ou seja, tudo o que está no mundo dos sentidos, da mente e das emoções – é fácil para nós, porque é rotina de longa data e é, portanto, porta larga e caminho espaçoso.

Todo homem normal acha fácil e gostoso comer, beber, dormir, desfrutar de prazeres sexuais, adquirir e curtir bens materiais, conservá-los ou aumentar seu número cada vez mais - é porta larga e caminho espaçoso

É fácil e fascinante ouvir elogios, ser estimado, amado, aplaudido por causa do seu talento – gostamos, porque essas coisas acariciam nosso velho ego físico, mental e emocional - é porta larga e caminho espaçoso

Para fazermos essas coisas não precisamos pensar em disciplinas, não precisamos aprender, porque todas essas coisas se desenrolam em nós com automática facilidade - é porta larga e caminho espaçoso

Entretanto, é difícil e doloroso abrir mão das nossas posses materiais compartilhando-as com quem nada tem. É difícil abrir mão dos nossos prazeres sensuais em respeito à dignidade e integridade do nosso próximo; porque estas coisas se referem, não ao nosso Eu Central - Espiritual, mas ao pequeno ego – a porta fica estreita e o caminho apertado.

Faz parte de nossa rotina cuidar de nós mesmos e dos queridos pertinho de nós – fazemos isso naturalmente, mas, se envolver, cuidar e amar estranhos...aí a porta fica estreita e o caminho apertado...quase impossível atravessar!

Faz parte de nossa rotina correr pra atender nosso corpo quando ele reclama de fome e sede – mas alimentar o espírito...orar, ler a Bíblia, conhecer a Deus... a porta fica estreita e o caminho apertado  - quanta dificuldade!

Faz parte de nossa rotina visitar, com prazer, parentes e amigos queridos, mesmo que a gente tenha que viajar para isso – mas levar consolo a doentes que nem conhecemos em hospitais, ou levar proposta de vida mais excelente a quem está preso, por ter ofendido, irreparavelmente, a sociedade...a porta fica estreita e o caminho apertado – quase nem nos lembramos deles!

Psicologicamente fica claro que o homem não pode gostar de algo que não conhece e que não pode ter facilidade de fazer algo que dantes não praticou – falta a benção da rotina, faltam os trilhos alinhados e muitas vezes faltará a perseverança necessária para continuar a fazer aquilo que é novo, incômodo, pelo menos até esse algo se incorporar a uma rotina, a uma disciplina de vida.

Penso que entendo porque Jesus alertou seus discípulos dizendo que a porta para o Reino seria estreita e apertada e poucos passariam por ela - porque essa é uma travessia que somente os que aceitam o novo fazem - porque é necessária uma transformação, uma nova natureza, um novo eu. E mudar é tão difícil!

É necessário querer, desejar de todo coração essa mudança de vida que só Jesus pode provocar em nós. Uma mudança que tira a gente do mesmismo, das reclamações de sempre, dos problemas sem fim de sempre, das dúvidas de sempre, da espiritualidade sem graça de sempre, e nos coloca numa circunstância de novidade de vida, de novas emoções, novos sentimentos, novos sonhos...

Mas o novo não nos traz somente grandes responsabilidades não. Traz prazer também, alegrias, surpresas, e hoje eu quero desafiar você a se abrir para o novo, a não resistir ao seu Eu Central – Espiritual que quer fluir para ser também renovado.

 Em nossa caminhada com Deus, não amadureceremos se não estivermos abertos para o novo. Muitas vezes estamos tão acostumados a padrões velhos, pensamentos velhos, manias velhas, que realmente não conseguimos enxergar que o novo é o melhor.

Precisamos estar abertos para o NOVO e o RENOVO de Deus! Embora, muitas vezes, o NOVO possa nos inquietar, sempre trará crescimento. Ou você já se esqueceu do primeiro dia no trabalho, o primeiro dia na faculdade, o primeiro dia como esposa, o primeiro dia como mãe, pai, a primeira vez em que você fez tantas coisas? Não foi difícil? Mas a prática não foi tornando você melhor a cada dia?

É o que Jesus quer promover em mim e em você enquanto cidadãos do Reino - quer aperfeiçoar-nos mais e mais, enquanto aceitamos e praticamos tudo o que ele propõe, em nossa desafiadora e redentora caminhada cristã. 




Nenhum comentário: