sábado, 26 de junho de 2010

SABEDORIA NUM OLHAR

SABEDORIA NUM OLHAR

Salmo 121:1-2
"Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra".


Meu pai não freqüentou a Academia, mas, em sua simplicidade quanta sabedoria...Cedo nos ensinou a ter uma atitude mental muito valorizada pela medicina, psicologia, pela vida – uma atitude mental que traz muitos benefícios ao ser humano: pensar positivamente.

A cada dificuldade - e eram tantas as que enfrentávamos em nossa vida pobre no interior de São Paulo - dizia-nos que não eram maiores que nós. Dizia-nos que bastava crer nisso para nos encontrarmos em condições de vencer cada uma delas.

Lembrei-me dessa atitude de meu pai ao reler os dois primeiros versículos do Salmo 121. O salmista, que nos demais capítulos do livro se reveza em sentimentos de alegria, tristeza, lamento, confiança, medo, força, fraqueza, esperança, desânimo, é o homem que o capítulo anterior mostra olhando para as próprias dificuldades, dizendo pra si mesmo: “ai de mim que passo por isso...ai de mim que sou perseguido... ai de mim...que farei?”

Até que, de novo, parece entender que não adianta ficar se lamentando, que precisa fazer algo para mudar seu sentimento, seu momento de vida...então tira os olhos da própria dor...tira os olhos das circunstâncias que o cercam, e o texto diz que ele levanta os olhos para os montes e, positivamente, declara de onde vem o seu socorro: “vem do Senhor que fez os céus e a terra”.
Quando estamos demasiadamente envolvidos por nossos problemas, tomados por nossas próprias dificuldades, essas dificuldades parecem se agigantar. Mas, quando olhamos para elas como se estivéssemos do lado de fora delas, podemos avaliar melhor seu tamanho, suas proporções – é quando a gente acaba descobrindo que o bicho não é tão papão quanto parece.

Pensar positivamente ou confiar em Deus, é não se deixar paralisar pelas dificuldades. É olhar bem nos olhos delas e dizer-lhes: vocês não são maiores do que a certeza que eu tenho de que maior é Aquele que é por mim e que sussurra em meus ouvidos que vocês dificuldades, vocês problemas, vocês dores, vocês enfermidades, sempre existirão, porém nunca terão a palavra final, nunca serão para sempre, já foram vencidas.


Li um texto sobre o diretor de uma grande empresa comercial que costumava reunir todo ano seu grande número de gerentes, para uma espécie de orientação e balanço.

Certa vez, em tempo de grande crise econômica, seus desanimados gerentes apresentaram relatórios que só refletiam derrotismo.

O diretor ouviu em silêncio as lamúrias de cada um de seus auxiliares. Depois levantou-se e, em silêncio, suspendeu na parede um grande cartaz branco com um pequeno ponto preto no centro. E perguntou a um deles:
O que é que está vendo?
Um ponto preto – respondeu.
E você? Perguntou ao outro.
Um ponto preto num papel branco.E você?
– Vejo o mesmo, um ponto preto num cartaz branco.
Mas será possível – exclamou o diretor – que vocês todos enxergaram apenas um ponto preto, ou então um ponto preto num papel branco? Será que ninguém enxerga um enorme cartaz branco com um pequenino ponto preto, quando ao branco é mil vezes maior que o preto?

Não é essa a nossa tendência? Basta um probleminha surgir pra gente esquecer a enorme quantidade de coisas boas que continuamente nos acontecem.

A medicina já comprovou após muitas curas e mortes que pensar positivamente é uma força criadora enquanto que pensar negativamente é uma força destruidora. Um bom exemplo disso é a vida de um dos maiores inventores da história. Tomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica. Ele fez nada menos que 700 experimentos sem sucesso, durante longos anos, para criar uma lâmpada de filamentos incandescentes, como as que usamos hoje em dia.

Quando um de seus auxiliares, desanimado com tantos fracassos, sugeriu a Tomas Edison que desistisse de fazer outras tentativas já que nada tinha acontecido, exclamou aborrecido: - O que? Como nada aconteceu, como não avançamos nenhum passo? Avançamos 700 passos na direção do sucesso final. Hoje sabemos de 700 coisas que não deram certo, não temos mais 700 ilusões que tínhamos antes. Você chama isso de perda de tempo?
Ele não desistiu, hoje temos a luz. Esse homem estava acostumado a pensar positivamente e esse era o segredo do seu triunfo. Desistir...nunca!

Semana passada ouvi a conversa de duas professoras no ônibus, reclamando muito do comportamento dos seus alunos, da dificuldade crescente para manter a ordem na classe, da sensação que elas tinham de que pouco adiantava todo seu trabalho...

O que achei interessante foi que, depois de tanto reclamarem concluíram o papo assim: “mas também, se a gente não agüentar isso, se a gente não fizer isso quem vai fazer? Pelo menos a gente tenta - acredito que alguma coisa fica na mente deles e um dia quem sabe, pode fazer diferença em suas vidas”.

Pensar positivamente é ver além das circunstâncias ruins. O que aprendemos com o salmista é que devemos parar de ficar lambendo feridas, tirar os olhos do negativo e sonhar, lutar, buscar o melhor de nós mesmos, os melhores desdobramentos do fruto do espírito: amor, paciência, misericórdia, paz, domínio próprio, perdão....

►Não podemos desistir de todas as pessoas porque uma falhou com a gente, nos decepcionou. Não desista de investir no Reino humano de Jesus só porque alguém em quem você investiu traiu sua confiança. Apenas tome mais cuidado da próxima vez e pense que tem muita coisa bonita ainda por acontecer na sua vida.
►Não fique lamentando pra sempre o mal que você fez. Passe a praticar corajosamente o bem que você ainda pode fazer. Porque não basta arrepender-se, é necessário converter-se. E conversão não significa apenas arrependimento. Conversão é definida como ultrapassagem da própria mente e entrada no próprio espírito – no “eu”.
O melhor exemplo de não conversão que temos na Bíblia é Judas. Por que ele se suicidou se a Bíblia diz claramente que ele se arrependeu? Foi exatamente porque ele apenas se arrependeu e não se converteu – por isso se suicidou. Arrepender-se é detestar o mal que se faz e converter-se é detestar o mal que se faz e passar a fazer o bem.
É assim que se acaba com o mal – fazendo o bem. Ninguém entra num quarto escuro e acaba com a escuridão gritando com ela. Ao contrário, silenciosamente acende uma luz no meio dela e pronto, lá se vão as trevas.
►Não fique reforçando, alimentando suas fraquezas, suas dificuldades. Se você só sabe repetir que não é capaz de fazer nada, então nada terá a capacidade de fazer você fazer alguma coisa. As Escrituras afirmam que o homem é aquilo que pensa – e o pensamento humano é criador. Toda grande obra nasce na mente humana – seja obra positiva, seja negativa. Por isso é que a Bíblia diz que o homem deve vigiar cuidadosamente seus pensamentos, para que a repetição habitual dos pensamentos maus como ódio, medo, rancor, ressentimento, desânimo, pessimismo, covardia, desconfiança, etc, não acabe por criar na alma uma atitude indesejável que dificulte sua própria felicidade.
A maior vítima desses tipos de pensamentos é quem alimenta esses pensamentos. Porque antes de fazer mal aos outros faz a si mesmo. Sentimentos negativos prejudicam terrivelmente quem os tem.
►Antes de revidar analise o que as pessoas dizem sobre e para você. Quem sabe você pode transformar uma crítica em algo positivo. Albert Einstein dizia: “No meio de toda dificuldade reside uma oportunidade.”
►Em suas dificuldades lembre-se de suas frases favoritas ou de seus versículos favoritos, para dar-lhe inspiração e motivação. Lembre-se de pessoas que você admira e inspire-se em seus exemplos que fazem sentido pra você.
►Lembre-se ainda de que não é possível agradar a todos. De fato, ninguém pode. Às vezes você precisa apenas deixar que algumas pessoas passem pela sua vida, sem que você faça diferença na vida delas ou elas na sua. Percebendo isto, você vai se livrar de um monte de gente desnecessária e interagir com pessoas que tornem sua vida positiva.

Pensar positivamente é preparar o caminho para a verdade felicidade – aliás, essa mesma atitude positiva que os cristãos conhecem como confiança no caráter de Deus, é já, o que chamamos de felicidade!

“A tristeza é que nos diz intensamente que a vida quer ser vivida. Muitas vezes, concentramos nossa atenção na parte dolorosa, querendo uma vida diferente. A tristeza só ocorre quando você se importa. Quanto maior a importância, maior a dor. Embora a tristeza às vezes possa parecer vazia, ela não é.Toda tristeza tem um lado positivo. Alguma coisa nessa tristeza lhe diz, sem sombra de dúvida, que as coisas não são como deveriam ser. A tristeza significa que você está realmente envolvido. Aproveite isso. Use sua força. Veja além da dor do momento e encontre uma forma positiva de canalizar seus sentimentos. A tristeza é uma afirmação da alegria e beleza da vida. Experimente a pureza de estar completamente vivo e permita que esse sentimento profundo o impulsione para a frente.” (Autor desconhecido por mim)
A Bíblia adverte: pensar positivamente faz bem à saúde!

4 comentários:

Moisés do Monte disse...

Puxa Pra Fátima, que postagem/mensagem/massagem-rivigorante-na-alma-da-gente! Sou seu fã, sabia? Louvada seja! Queremos mais! Que Deus abençoe-nos mais e mais atraves de sua vida!

Moisés

Ana Cláudia disse...

OLá querida pastora Fátima,

Seus posts tem feito muito bem a mim e a minha família. Que o Senhor continue dando graça a vc em seu lindo ministério!

Bjo grande,

Professora Ana Cláudia da UFLA

Pra Elena disse...

Graça e paz, pastora,

Olha só, seu blog tá muito lindo! Uma benção pra ver e pra fazer meditações sobre o nosso Deus!

Deus abençoe muito viu! Obrigado!

Pastora Elena

Anônimo disse...

Linda esta interpretação. É só podia ser de:

Nossa senhora de Fátima