domingo, 24 de agosto de 2008

GUARDE O SEU CORAÇÃO

Pv 4:23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele depende toda a sua vida”.

Tenho pensado que nesse tempo em que vivemos, precisamos mais do que nunca, guardar nosso coração, e o versículo acima nos mostra como é urgente pensarmos nesse cuidado, neste exercício de guardarmos nosso coração de todo mal.

Porque é sobre ele e contra ele – contra nossos corações que vêem ataques, os mais variados. E por vezes, em alguns momentos fraquejamos e permitimos que o nosso coração seja atingido por dardos perigosos.

Caminhe um pouco comigo na sua Bíblia para vermos alguns versículos que falam sobre este tema – por que guardar o coração?:

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (
MT 15:19).

"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios" (MC 7:21).

"E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" (MC 7:6).

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." (MT 22:37).

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (MT 6:21)

"E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança."
(LC 8:15)

"A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."
(RM 10:9)

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (
HB 4:12)

Sou uma pessoa que normalmente gosta de guardar coisas - mesmo coisas das quais parece que não vou precisar não gosto de jogar fora - temendo que em algum momento precise delas. Livros velhos, cadernos, agendas antigas, parafusos, cartõezinhos que me dão, lembranças da adolescência, da escola, o papel que enfeitava o primeiro buquê de flores que ganhei de meu então candidato a marido, etc., são algumas das coisas que guardo e ai de quem ameaçar pensar em jogar fora, em estragar.

Tenho pedido intensamente a Deus para que me ajude a guardar também, assim tão diligentemente, o meu coração!

Tenho procurado saber de quê devo guardar meu coração. Vi que existem coisas que andam perigosamente próximas do nosso coração e que podem atingi-lo com muita facilidade, pois são coisas que nos assediam constantemente.

Basicamente existem dois males, dois frutos dos quais devemos guardar nosso coração: da avareza e da impureza.

1º)Guarde o coração da avareza. A palavra avareza no dicionário da língua portuguesa é definida como mesquinhez, falta de generosidade, excessivo apego ao dinheiro, incapacidade de dividir, de compartilhar algum bem. Como cristão podemos também acrescentar a incapacidade de compartilhar um dom.

Somos avarentos quando retemos algo que serviria para o bem de outros. É quando eu guardo algo de valor por medo de que me faça falta no futuro e então, retendo, guardando, sinto de alguma maneira, certa confiança e descanso.

Isso é o que muita gente sente pelo dinheiro. Um apego, uma má vontade em se desfazer dele em favor de outra pessoa, com medo excessivo de precisar no futuro imediato ou longínquo. A avareza também foi chamada na Bíblia de pecado da idolatria, por causa daquilo que os bens produzem em nosso coração. Lemos que onde está o seu tesouro aí está o seu coração.

A avareza pode acontecer também em relação a outras coisas que guardamos somente pra nós. Por exemplo, nossa amizade, nosso carinho, nosso tempo, coisas boas que possuímos. Podemos ser também avarentos economizando sorriso, abraço, atenção.

Então muito cuidado, pois se já faz tempo que você deu um abraço caloroso em alguém, você está se revelando um grande avarento (rsrsrs). Está economizando demais.

Somos avarentos quando não criamos um bom ambiente em nossas casas, com nossos cônjuges, filhos, amigos – porque estamos economizando paciência e boa vontade.

E somos ainda avarentos quando só pensamos em nós mesmos, pois assim estamos economizando cuidados. Eu quero me sentir bem, se não me fizerem sentir bem tô
fora.

Lemos em CL 3:5 "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria".

2) Guardar o coração da impureza. Tudo aquilo que não é puro deve ser confessado e abandonado. Podemos estar sujos sem perceber, porque isso é muito sutil - a gente vai se sujando aos poucos.

Precisamos nos guardar de toda forma de sujeira. O mundo em que vivemos é imoral, sujo e, sem a gente perceber, vamos sendo contagiados em nossa maneira de viver, de reagir, pensar, falar, vestir, comprar, vender. Somos influenciados, principalmente, através daquilo que ouvimos e vemos.

E a gente sabe, o Espírito Santo nos revela quando estamos ouvindo, vendo ou fazendo o que não convém. A gente ouve, vê e faz porque quer, pois Deus já nos deu poder para resistirmos ao mal, para não cedermos ao pecado, para não sermos influenciados por pessoas que não têm compromisso com o Reino de Deus.

Não vamos permitir que outra coisa senão a Bíblia nos influencie, pois a Bíblia diz que a fé vem pelo OUVIR e o OUVIR pela Palavra de Deus, que nos revela que os nossos olhos são as lâmpadas do nosso corpo. (MT 6:22,23).

Quanta coisa nos vem através dos olhos! Por exemplo no livro de Jó 31:1-9 temos em detalhes o caminho para o pecado do aldultério. Ele fala de fixar os olhos em uma donzela (olhar e depois continuar olhando), fala de o coração seguir os olhos - depois, dos pés seguirem o coração, e de andar à espreita, esperando o momento de pecar.

Percebem? Temos duas portas de entrada que são os olhos e os ouvidos. Através dessas portas, o material coletado vai para a mente para ser processado e, se não cuidarmos, muito material indevido vai para o coração.

As coisas que presenciamos, que ouvimos, permanecem por um tempo na mente. Se tivermos um bom filtro funcionando, essas coisas que a gente vê e ouve, não chegarão ao coração. Esse filtro é a nossa consciência num primeiro momento - em outro momento o filtro é tudo aquilo que sabemos de Deus (os princípios que recebemos e armazenamos em nosso espírito), além da própria voz do Espírito Santo.

O exercício é mais ou menos o seguinte: passo por uma situação desagradável, ouço ou recebo algo, e, ao invés de perdoar, relevar, passar por cima sem considerar como algo importante, penso, medito naquilo e permito que o fato encha o coração de amargura, com raízes que geram frutos e contaminam o ambiente e as pessoas ao meu redor.

Depois disso estabelece-se uma fortaleza no meu interior e nesta fortaleza me isolo e de dentro dela passo a olhar desconfiado para todas as pessoas.

Não posso permitir que os meus passos sigam o meu coração contaminado pela mágoa, embriagado pelas riquezas desse mundo, corrompido pela imundície do pecado, enganado pela falsa doutrina, soberbo por aquilo que pensa que sabe e orgulhoso por aquilo que acha que tem.

Preciso trazer o meu coração diante do Pai das luzes e, diante dele dizer: - Pai, o Senhor colocou em mim um coração perfeito diante de Ti! Preciso guardar o meu coração livre e incontaminado diante desse mundo louco e pervertido. Ele não deve ser produtor de invejas, mau-entendidos, de enganos, fraudes, etc.

O meu coração precisa ser fonte de vida. A fonte de onde flui a Própria Vida que é Jesus e alcançar outros com o fluir do Amor e Paz. Amém?

Quero propor um pacto pra fazermos hoje com essa pequena meditação que fizemos na Palavra de Deus.

Não vou mais ser avarento. Não vou mais economizar sorriso, abraço, cuidado com o outro, carinho pra minha mulher, meu marido, meus filhos, amigos. Não vou mais economizar tempo com Deus, com leitura da Sua palavra e com a oração. E não vou mais ser mesquinho na utilização do dinheiro, nem com minha família, nem com quem precisa e nem com minha comunidade, que conta com minha fidelidade nos dízimos e ofertas para continuar funcionando. Este é meu pacto e que Deus ajude a cumpri-lo. Amém.

Esta é a nossa pregação. Que ninguém a despreze (Tt 2:15)

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá pastora Fátima,

Concordo com você!
Aliás, suas reflexões tocam fundo no meu peito. Me convocam ao discípulado verdadeiro!

Sou grato a você,

Obrigado por essa obra de arte tão delicada e pungente!

Anônimo disse...

Por não querer reter meu elogio e reconhecimento é que escrevo as poucas e sinceras linhas:

Parabéns Pastora Fátima!

A senhora sabe mesmo como falar ao meu coração!

Deus a ilumine mais e mais!
Reparta essa luz conosco?
Sei que fará isso!

Um abraço apertado de alguém muito abençoado por seu ministério.

Jozilda Maria da Silva - lider do grupo de Mulheres Socorristas de Varginha - MG

Paulo Silvano disse...

Oi Fátima,

Saudades de vcs. Uma hora dessas apareço por ai.

um abraço
Paulo Silvano