quinta-feira, 24 de julho de 2008


VIVENDO NA LUZ DO DIA
Pra. Fátima Nascimento

Rm 13:8-14
8.Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. 9.Os seguintes mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice” – esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo”. 10.Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. 11.Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. 12.A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. 13.Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. 14.Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.)

Queridos, parece que em geral as pessoas pensam que profetas são videntes dotados de poderes especiais, aos quais Deus “entrega” uma profecia ou uma revelação normalmente prevendo o futuro...seja o futuro de uma pessoa, seja da igreja onde essa pessoa congrega, seja do país...

Mas quando a gente entra em contato com os profetas bíblicos, a gente percebe que Deus faz sim previsões com base na atitude, na moral e na fé de Seu povo, porém, o que a gente percebe com maior força e nitidez é a paixão sem igual, com a qual os profetas hebreus se dedicavam a ver, compreender, anunciar e denunciar o que ocorria no presente em que eles viviam.

Era tanto assim que as pregações desses profetas pareciam mais editoriais políticos de jornais que meditações espirituais religiosas. Não se prendiam a cerimoniais, não faziam uso de sua condição de enviados de Deus para tirar proveito em benefício próprio.

Os profetas entendiam que o sagrado significava a vontade de Deus, e essa vontade tinha a ver fundamentalmente com a justiça e misericórdia. E essas palavras, justiça e misericórdia, tinham na boca desses profetas um sentido político e social que todos entendiam. Não era necessário ser sociólogo, filósofo ou teólogo para entender o que pregavam, porque sua pregação estava colada à situação dos homens comuns.

Pregavam que era necessário que a vida e a alegria fossem devolvidas aos pobres, aos sofredores, aos fracos, aos estrangeiros, aos órfãos e viúvas, enfim a todos que se encontravam fora dos círculos da riqueza e do poder.

Eles pregavam que de nada adiantava uma religiosidade apenas vertical, ou seja, as relações dos homens com Deus têm de passar pelas relações dos homens uns com os outros, como lemos em
Am 5:23, “afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro solene
”.

Ora a classe sacerdotal daquela época não aceitava ouvir isso. Aliás, que igreja hoje quer ouvir algum profeta dizer que sua celebração, seus louvores, suas orações, suas catedrais, suas marchas, seus mega-eventos, seus Lavras pra Jesus, seus cultos em geral não são aceitos por Deus porque são igrejas preocupadas apenas consigo mesmas, querendo crescer a todo custo e a qualquer preço, enriquecer, sem se importarem com seus membros? Que igreja ou que líder quer ouvir hoje que sua espiritualidade é mecânica, insípida, sem resplendor, sem fé e sem entusiasmo? Ninguém quer ouvir isso.

Os sacerdotes da época deste texto também não. Por isso muitos profetas foram proibidos de falar, foram perseguidos e mesmo mortos, porque sua denúncia profética se dirigia tanto aos que oprimiam os fracos, como aos líderes religiosos, os “evangélicos” da época, que manipulavam o povo através da religião, justificando a opressão.

Mas os profetas de Deus não se calavam... e hoje não podem se calam também, mesmo porque a Bíblia diz que se os homens se calarem as pedras clamarão.

Isto é tão real que existem muitos profetas quem nem percebem que são profetas. E existem profetas até mesmo fora do chamado arraial de Deus, porque a imagem de Deus está no homem que Ele criou.

Então não é difícil vermos homens e mulheres, que embora nem professem uma fé cristã, estão tão envolvidos pelo espírito do cristianismo, que a gente fica pensando que são profetas de Deus, a voz de Deus denunciando vícios de processos e de circunstâncias na vida dos homens - convidando, chamando os homens a pensarem na própria condição humana.

Fiquei pensando nisso ao ler, por exemplo, um texto de um psicanalista francês de 73 anos, chamado
Charles Melman, que meu marido Miguel
descobriu um tempo atrás e me apresentou, compartilhando seus textos comigo. A principal denúncia desse psicanalista é que os indivíduos nunca pensaram tão pouco sobre a própria vida e os desdobramentos de suas posturas - nunca foram tão envolvidos com o consumismo como estão atualmente. Melman denuncia também que as ideologias acabaram... que o outro (que nós cristãos chamamos de próximo) não existe, que o egoísmo impera, que o homem tem que gozar sempre em tudo a qualquer preço, ou seja, o prazer é tudo que importa...e o prazer é colocado à frente do saber.

Ora, não era essa a denúncia principal do Apóstolo Paulo? Não se entregar à busca exacerbada do prazer, da carne? O texto em Romanos que acabamos de ler não tem como objetivo nos vacinar, nos alertar para exatamente este estado de coisas? Não vemos neste texto, Paulo nos alertando para buscarmos compreender o tempo em que vivemos, para que, através dessa compreensão a gente possa se salvar dessa esterilidade ideológica e salvar outros?

Charles Melman
diz que a saúde mental já não se origina mais da harmonia, da paz de espírito e sim do objeto que possa trazer satisfação – e não há limites. Existe uma nova forma de pensar, de julgar, de comer, de transar, de se casar ou não, de viver a família, de viver a pátria e os ideais. Esse psicanalista revela que além da busca do prazer, o homem também quer exibir esse prazer pra ter prazer ainda maior.

O novo homem, criado pela modernidade ou pós-modernidade como dizem alguns, põe o prazer à frente do saber e prioriza a estética em detrimento da ética e tudo isso acontecendo em excesso. O excesso se tornou norma, não há limites e o homem está vivendo o que ele chama de “A era do prazer”... e nessa era vale tudo e qualquer coisa - as pessoas não se chocam mais com quase nada.

Tudo é normal. É normal ser pedófilo, é normal ser mendigo e morar debaixo dos viadutos, buracos e túneis da cidade, é normal ver tantas crianças crescerem nas ruas sem estudo, sem formação social. A corrupção é normal, político desonesto já é motivo de piada de tão normal que é, CPI acabando em pizza é normal, jovens ateando fogo em mendigos e espancando mulheres confundidas com prostitutas também é normal... e se tudo isso é normal não existem mais obstáculos – logo, segundo
o escritor Rubem Alves
, as pessoas não pensam mais porque não existem obstáculos a serem vencidos, pois são os obstáculos, são os problemas que fazem os homens pensarem...se os problemas não existem, se tudo é normal, pensar sobre o que?

Agora, a denúncia que esse psicanalista faz que mais deveria entristecer o coração de cada igreja, cada líder, e deve entristecer a mim e a você, meu irmão e minha irmã, é que ele diz, ele denuncia que o homem é um indivíduo exposto, frágil e deprimido, porque lhe faltam padrão de comportamento... um modelo melhor de vida...um ideal...uma esperança...falta-lhe REFERÊNCIA...

E essa referência só os discípulos de Cristo possuem, porque essa referência é O próprio Cristo...é a Sua Palavra, é o Seu Reino. Um reino que é fonte de sabedoria, de amor, de justiça, de cuidado de uns para com os outros... somente o espírito de Cristo pode curar a cegueira dos olhos dos homens que enxergam a normalidade onde ela não existe.

Então surge a pergunta: como discípulos de Jesus, temos sido essa referência para o mundo? As estatísticas dizem que a cada dia cresce abundantemente o número de evangélicos no mundo, mas, o mundo tem se tornado um lugar melhor por causa do crescimento dos evangélicos?

O mundo acha que a resposta é não. E não é muito difícil a gente concordar com ele porque, qual tem sido o modelo que os homens seguem... onde os homens buscam respostas às suas crises...qual tem sido a fonte de sabedoria dos homens? Ou melhor, quem ou o que tem manipulado os homens?

Sabem qual é a triste resposta a essa pergunta meus queridos? Os homens têm como fonte de sabedoria a imprensa e a mídia... é a imprensa e a mídia que organizam o mundo, determinando como devemos viver, o que fazer, como nos divertir, o que comprar, o que ler...é a mídia que diz como deve ser o comportamento dos nossos filhos, como eles devem desenvolver sua sexualidade, seus relacionamentos... e a mídia manipula e escraviza.

Nós precisamos pensar e compreender isso e Paulo nos convida, ou melhor, nos ordena que façamos isso no
vs.11
. Vejamos algumas formas de manipulação provocadas pela mídia?

A manipulação das drogas e do sexo –. O sexo se banalizou, é encarado como uma simples necessidade, porque caiu por terra o limite que tornava o sexo sagrado, e o homem contemporâneo trata o desejo sexual como simples atividade corporal, como comer, beber, dormir. Se tenho fome, como - se tenho sede, bebo - se tenho desejo sexual faço sexo...e com quem tiver vontade de fazer. Nossos jovens são praticamente obrigados a consumir bebidas, sexo e drogas se quiserem fazer parte da galera, da turma. Se não toparem não são aceitos, estão fora e são ridicularizados.

A manipulação do consumo– os publicitários são muito inteligentes. Estão sempre alimentando o desejo nas pessoas, ensinando a todos nós, às nossas crianças, que satisfazer o desejo é tudo que interessa. Nem sempre a gente tem necessidade de tudo que a gente compra, mas a gente tem o desejo – e quando há o desejo ele tem de ser satisfeito, senão a gente se sente infeliz, abandonado pelo sistema e por Deus.

Manipulação da estética – com a mídia bombardeando nossos olhos com imagens de gente jovem, bonita, mulheres cheias de curvas e homens sarados, gente que sempre se dá bem na vida, parece que a única maneira hoje de ser aceito pelos outros é capturar os olhares, agradar, ser sedutor. Parece haver uma obrigatoriedade de ser jovem para sempre, empinadinho, durinho, sarado, tanquinho. Tanto mulheres como homens são escravizados por essa realidade, sofrem por estarem fora do padrão – o ser humano sofre de ansiedade pelo medo de não ser mais reconhecido e apreciado.

► e o que dizer sobre a
A manipulação do sensacionalismo - Vivemos dias em que as pessoas não têm mais parâmetros, não têm mais ideais e não têm mais limites. É a mídia, que para alimentar um estado de coisas que ela mesma criou tem que viver cassando novidades e até inventando outras para satisfazer o grande público.
E vale tudo...vale explorar as deficiências físicas das pessoas, a dor humana...a gente percebe isso na exploração das notícias.

Exemplo bem próximo foi a terrível tragédia que presenciamos no ano passado, com a queda e explosão do airbus da TAM. A notícia foi dada, chocou, impactou, fez moer e doer ao extremo os nossos corações atônitos diante daquelas imagens. Um nó na garganta, um aperto no peito, a imaginação que viaja tentando imaginar o que sentiram aqueles que não morreram imediatamente com a explosão, mas foram carbonizados a uma temperatura elevadíssima.

Mas isso não basta, porque depois de algum tempo, o impacto da notícia vai perdendo a força e a gente fica zapeando, buscando outros canais que falem mais, que tragam mais novidades, outras informações, de preferência bem mais chocantes. E a mídia atende esse desejo. Ela caça, revira a vida das vítimas e seus familiares, buscando histórias dramáticas, emocionantes, expondo a intimidade e a dor terrível dessas pessoas que por sua vez também acham normal essa exposição.

Em seus depoimentos algumas pessoas falam de Deus, mas sua fala acaba revelando o quanto os homens pensam mal de Deus, o quanto desconhecem Deus. E quando tentam conhece-Lo, através da mídia por exemplo, ficam é mais confusas, porque acabam assistindo a mais um espetáculo de horror, exorcismo, curas no mínimo estranhas, ouvindo falsas promessas sobre um tipo de prosperidade que Deus não prometeu dar aos homens.

Percebem? As pessoas estão sofrendo por falta de referências e Paulo está nos convocando para compreendermos este tempo que estamos vivendo, porque a noite da humanidade está quase acabando e o dia do Cordeiro logo vem.

É momento de nos revestirmos com a armadura da luz, pra que ela brilhe intensamente e os homens possam vê-la, possam sentir de novo esperança, possam novamente acreditar no amor, na amizade. E como é que a gente faz isso? A resposta está no texto que lemos.

Como é que a gente convence as pessoas a viverem um novo estilo de vida? Já descobrimos através da própria Bíblia que não é com palavras, não é com eloqüentes discursos, não é com suntuosos templos e nem com promessas mirabolantes de prosperidade e vida longa. A gente somente convence homens e mulheres a mudarem seu estilo de vida, quando vivemos com integridade e intensidade este novo estilo de vida. Vejam aí no
vs. 11
.

Sabem quem age assim como Paulo descreve? A igreja de Cristo...eu e você... a Igreja é o ajuntamento de pessoas que decidiram viver à maneira da proposta do Reino de Jesus. E o que é o Reino de Deus? É um estilo de vida, um jeito de viver usando os moldes, os padrões, os mandamentos de Jesus, um estilo de vida que se resume basicamente em você amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as suas forças e ao próximo como você ama você mesmo.

A Igreja é o presente eterno e restaurador de Deus para os homens. Nenhuma outra instituição social desempenhou papel mais importante ao longo da história, dando às pessoas um senso de significado para a vida que vai além desta busca frenética pelo prazer egoísta, que vai além dessa dor que os homens vivem no seu dia a dia.

Na Igreja de Cristo Jesus não se faz acepção de pessoas, porque Deus não faz acepção de pessoas. Ele não atende os desejos de alguém só porque este alguém orou mais bonito, mais forte ou com mais entusiasmo...ou porque deu maior dízimo ou deu mais esmolas. Esse não é O Deus nessa nova realidade. O Deus nessa nova realidade que precisamos revelar ao mundo, ama a todos e a todos abençoa igualmente.

O que é diferente nessa nova realidade é que o Reino de Deus se implantou com Cristo Jesus, e agora por causa de Cristo Jesus, toda vez que um crente vê alguém necessitado o ajuda... quando vê alguém ferido o socorre... quando vê alguém triste o consola, quando vê alguém caído o levanta. Isto é o que Jesus fazia enquanto andava na terra, e seu jeito de viver atraiu pessoas, mudou e marcou a vida daquelas pessoas com o amor e a esperança, portanto, como seus discípulos não há outra coisa a fazer pra que o mesmo aconteça com as pessoas hoje, senão exatamente o que Cristo fez.

Amar, se relacionar, influenciar com nosso viver, levar esperança pra quem cansou de esperar, paz pra quem vive em desespero na alma, vida pra quem caminha como morto, e luz pra quem há muito tempo está na escuridão.

Este, meu querido irmão, minha querida irmã, é o tema de toda pregação de Jesus, portanto, este tem que ser o tema da nossa vida como discípulos de Cristo, como membros de Sua Igreja viva.

Nenhuma outra instituição social restaura a dignidade ao homem como a Igreja, que revela a oportunidade de se ver a própria existência terrena não como um fim em si mesma, mas relacionando a vida a um propósito que transcende o dia a dia...um propósito de salvação eterna, disponível a todo aquele que crer e aceitar.

Deus tem o estilo de vida ideal para os homens e a Igreja tem a missão de vivenciar este estilo de vida para que os homens aprendam e tirem proveito desta realidade. Mas pra que isso aconteça, eu e você precisamos compreender bem o que o Reino de Jesus propõe, com seus benefícios e desafios.

Para que o estilo de vida do Reino de Jesus seja visível aos olhos dos homens que ainda não conhecem de fato a Jesus, você, meu querido irmão e minha querida irmã, precisa, tem que viver essa vida. E a Igreja é o meio mais eficaz pra você vivenciar isso, pra poder transmitir isso.

A Igreja com suas atividades como adoração coletiva, cuidado pastoral, o cuidado de uns para com os outros, os programas educacionais, confirma a benção, o presente que a Igreja é para seus próprios membros e para a comunidade onde esta Igreja está inserida.

Quando você se envolve na Igreja, com as pessoas, você cresce. Você aprende a exercitar paciência, boa vontade,...você aprende a sair do seu mundo privatizado para se importar com outras pessoas que possuem menos que você.

Aí quando uma Igreja se torna uma comunidade de amor, de cuidados, ela começa a exercer uma força centrífuga, ou seja, ela sai das quatro paredes, ela brilha, ela estende a mão, ela transcende os rituais de culto, e seus membros começam a ficar incomodados, querendo saber como atingir as pessoas, como revelar o amor de Cristo a quem ainda não o conheceu.

E isso acontece naturalmente. Os filhos de vocês, que aprendem os valores do Reino na nossa escola bíblica infantil, acabam revelando, mostrando, vivendo esses valores no dia a dia de suas vidas entre os amiguinhos na escola, na rua, no bairro.

Você pai, você mãe, você homem, você mulher que se envolve nas atividades de sua igreja, acaba encontrando novos objetivos, novos propósitos para sua existência, para o exercício de seu cristianismo e você brilha, você acaba mostrando no convívio social os valores que você vai incorporando à sua vida. Assim funcionam as coisas no Reino de Jesus.

Como é que a gente se torna discípulo fiel de Cristo Jesus? Como é que a gente pode dar testemunho a respeito de um viver totalmente diferente do praticado por aqui? Como é que a gente pode anular e mudar a imagem ruim que os não crentes têm a respeito dos crentes? Como é que a gente pode seguir em frente sem se envergonhar, como disse Paulo, do Evangelho maravilhoso e transformador de Cristo Jesus?

Paulo mesmo responde nos versículos
8 a 14


Talvez você seja uma pessoa que tenha aprendido que conversão e salvação são realidades estáticas- aconteceu e pronto – eu afirmo que não são – são dinâmicas. Nós fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos.

Sempre que preparo uma mensagem eu estou sendo salva – salva de meus paradigmas, salva de mim mesma, porque vou trazendo à lembrança os valores do Reino de Cristo.

Sempre que você vence a indolência, o cansaço e participa de um culto, você está sendo salvo. Salvo de você mesmo, salvo da apatia, da privatização, salvo da indiferença, salvo da falta de relacionamento – porque você tem que encontrar o outro, tem que falar com o outro e se envolver com os problemas do outro. Ter que fazer determinadas coisas é pura benção meus irmãos.

Quantos testemunhos a gente ouve de pessoas que confessam: “ai, eu não estava a fim de prestar culto hoje...mas eu venci a indolência e fui – graças a Deus por isso, pois foi tão bom encontrar fulano, beltrano, cantar, ouvir Deus falar – me senti renovado...”

Mas eu iniciei este sermão falando sobre profetas. Quero terminar falando sobre profetas - falando sobre vocês, os profetas da atualidade.

A igreja é uma criação maravilhosa e misteriosa de Deus. É um verdadeiro presente de Deus para os homens. Mas este presente somente se torna uma realidade na vida dos discípulos de Cristo Jesus e na vida de uma comunidade, quando esses discípulos, além de se unirem em suas congregações, lutarem para contextualizar o evangelho em suas vidas, nos seus relacionamentos e na convivência com as pessoas. Você não é igreja apenas porque participa de uma reunião religiosa uma vez por semana...você não é igreja apenas porque é fiel nos dízimos e ofertas.

Em outras palavras, você é igreja quando você leva a Igreja pra fora daqui dessas paredes. Quando o seu comportamento, seus desejos, seu jeito de viver deixam as pessoas que convivem com você querendo saber o que há de diferente em você.

É nesse momento que você se torna um verdadeiro profeta. Não necessáriamente alguém sobrenaturalmente “separado e tomado”, que não tem vontade própria e cuja fala começa sempre com um “eis que te digo meu servo...”- não.

E sim o profeta que faz as pessoas ouvirem a voz de Deus, falando até mesmo quando você está calado...o profeta que abençoa com um sorriso...que conforta com um abraço...que ama com uma visita...você é profeta porque, abrigando em seu interior o próprio Deus, você permite que Ele continue agindo no mundo, amando e salvando vidas através de você!

Que seja assim na minha e na sua vida.

Essa é a nossa pregação! Que ninguém a despreze. Tito 2:15

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, to pra ver alguém escrever melhor que a senhora viu!

Puxa vida! Que benção!

Li tudo e quero mais!

Obrigada Pastora Fátima!

De coração!!!

Rita de Cássia e famlía

Dalila disse...

Que benção. Que seja assim em nossa vidas. Continue se lembrando da gente querida. Te amo